links não funcionam mais?? diga-nos!! e deixe um contato... a gente procura outro pro cs...

setembro 25, 2007

Pearl Jam - Yield

Lá embaixo tá escrito "Postado por Robson", mas quem tá falando é o Filipe. =P

Eu sou até suspeito pra falar do Yield. Ele é provavelmente o meu álbum favorito do Pearl Jam. Ele foi todo gravado ao vivo no estúdio - inclusive, um documentário chamado Single Video Theory foi feito sobre o processo de gravação dele.

Esse foi o último álbum do Jack Irons na banda. Problemas de saúde o impediram de continuar (no documentário é até possível ver que, logo após uma sessão, ele colocava a mão dentro de um balde de gelo, por causa das inflamações em seus tendões). Mas a criatividade dele ainda pode ser sentida aqui.

O álbum é, digamos assim, temático. Do começo ao fim as músicas parecem se conectar, falando sobre introspecção, sobre natureza, sobre filosofia, sobre os caminhos do homem na Terra. São várias as inspirações para os temas do Yield: um livro chamado Ishmael, do Daniel Quinn, dá o tema geral. A música Pilate, composta por Jeff Ament, foi inspirada por um outro livro, chamado The Master and Margarita, do Mikhail Bulgakov. Given to Fly foi inspirada na Alegoria da Caverna, de Platão. E houve também o processo inverso: a música Do The Evolution inspirou Todd McFarlane, criador do Spawn, a querer fazer um videoclipe. O Pearl Jam, que já estava recluso há anos, sem fazer nenhum clipe, acabou aceitando a idéia de McFarlane depois de muita insistência. O resultado foi essa obra-prima aqui (pra mim, um dos melhores clipes de todos os tempos):

http://www.youtube.com/watch?v=copOYXvEsRs

Do The Evolution fala sobre o impacto destrutivo da evolução do homem. Mas os temas continuam diversos: a vigorosa Brain of J. fala sobre teorias conspiratórias. A belíssima Faithful, sobre fidelidade. Given to Fly, sobre liberdade, com várias metáforas. Wishlist é um hino sobre a esperança. MFC, sobre escapar de seus problemas (um tema recorrente ao Eddie Vedder, aliás). Tanto Low Light, uma das mais belas canções já escritas pelo Jeff Ament, quanto a maravilhosa In Hiding são músicas introspectivas que falam sobre encontrar a si mesmo, e se iluminar. E All Those Yesterdays, uma das mais belas faixas a fechar um álbum do Pearl Jam, é sobre deixar as mágoas e pesares de seu passado para trás, e seguir em frente.

Enfim... vou fazer uma recomendação. Se você quer baixar um, e apenas um álbum do Pearl Jam, baixe o Ten. (hehehehe) Mas se você já conhece o Ten e quer algo diferente, maduro, introspectivo e belo, não tenha dúvidas: o Yield é pra você. Termino o post falando a mesma coisa que falei logo no início: ele é, provavelmente, o meu álbum favorito do Pearl Jam.

LINK: Pearl Jam - Yield

2 comentários:

sam disse...

rolava de postar esse documentário que é ótemo.. bom bagarai...

Robson disse...

So pra constar.. o post é do Filipe como ele disse.. eu apenas disponibilizei o link.

Powered By Blogger