Opa! Começo hoje um tópico temático, colocarei aqui, assim que possivél, as trilhas sonoras de filmes que me marcaram de alguma forma. E pra começar vou postar a trilha do Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, mas é o seguinte, numa dessas andanças pelo mundo virtual, há algum tempo, me deparei com uma crítica dessa trilha que achei muito boa. Então hoje, excepicionalmente, eu farei um Ctrl C, Ctrl V...
=]
Se a trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, filme dirigido por Jean-Pierre Jeuneut, tem um resultado admirável dentro e fora das telas, créditos devem ser dados a Yann Tiersen.
Jean-Pierre veio a conhecer o trabalho do multi-instrumentista (Tiersen) após ficar admirado com um disco que seu assistente de produção colocou para tocar enquanto estavam andando de carro. O cinesta comprou os direitos de todos os discos e decidiu conhecer o artista.
A trilha do filme, além de trazer composições originais, ainda tem faixas provenientes dos álbuns anteriores de Tiersen, como é o caso de uma das melhores faixas, "A Quai", presente no disco L´Absente. Porém, todas as composições foram instrumentadas novamente para o longa. Falando um pouco mais de "A Quai", essa é o tipo de faixa que começa como quem não quer nada e, quando menos se espera, é como se um turbilhão de instrumentos e melodias fascinantes completassem a música tema.
"J'Y Suis Jamias Allé", a faixa de abertura, remete toda uma idéia de magia, ternura e romance presente no filme. Nessa e nas faixas "Le Moulin", "
Várias composições têm uma mesma temática, porém distinguem-se graças à instrumentalização empregada. Algumas vezes, uma mesma faixa acaba sendo regida por uma orquestra ou por uma versão solo ao piano, o que acaba tornando-a muito distinta, mesmo que tenha como base uma melodia já conhecida.
São instrumentos como banjos, mandolin, acordeão, harpas, piano que transformam a trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em um clássico, injustamente esquecido de ser indicado para a categoria de trilha no Oscar 2002, porém lembrada e recordista de prêmios César, o prêmio máximo do cinema francês.
Escute a trilha e reviva cada momento do filme. E caso você ainda não o tenha assistido, escute a trilha e monte a sua história a partir dos acordes de Tiersen, já que fica um tanto difícil para esse que vos escreve exemplificar cada sentimento que a trilha o passa.
Por: Eddie Schäfer
p.s. a trilha que disponho aqui não está na ordem.
5 comentários:
Acho q vc devia fazer uma "marcador" so pra "trilhas sonoras"
ai ficava facil de procurar
quando tiver mais...
aliás, ótima idéia a de postar TS, é algo pouco difundido..
(quase)Mudando de assunto...
fui assistir "Eu sou a lenda" achando q era bão... e q tosco foi!!!
Perdi duas horas de minha vida...
achei q dava pra ser bão!!!
enfim, to sem assunto...
falous!
hahahahaahahaha, moss, mas com um nome desse e americano era de se esperar, nao? enfim... uma to fazendo um marcador, coloquei trilha sonora amelie e assim por diante...
C assistiu , tim?
tim.. coloca a fonte de onde c tirou isso...
ah é, moss, to com a cabeça boa hj nao!!! se é q ja tive algum dia...
Postar um comentário